20 anos logo
0
0 Items Selecetd
No products in the cart.
0
0 Items Selecetd
No products in the cart.
0
0 Items Selecetd
No products in the cart.
Fechar
Voltar

JLD’MAG

Karité: o ouro feminino

Produzido em África há vários séculos, a manteiga de karité é o remédio natural dos cabelos secos. Com o seu concentrado de activos hidratantes e nutritivos, o “ouro feminino” é a estrela dos componentes capilares.

Direção: África subsaariana e as suas savanas. O Karité, uma árvore com cerca de 15m, é guardada pelas mulheres da comunidade mais próxima, produzindo anualmente a manteiga tão apreciada entre os meses de Julho e Dezembro. Para chegar à manteiga de karité, as nozes (cerca de 20kg por ano) são colhidas e é-lhes retirada a polpa. Resta apenas a amêndoa, depois de ser triada, lavada e secada. De seguida, é triturada e moída – a pasta resultante é misturada com água e trabalhada à mão. Por fim, é levada a coser e filtrar.

Essencial da cultura africana

Há largos séculos que a população africana utiliza a manteiga de karité na cozinha tradicional, em produtos de beleza ou até em tratamentos medicinais, por ter ativos poderosos que previnem as irritações da pele, favorecem a cicatrização e aliviam as dores articulares. Omnipresente na cultura local, serve de unguento de massagem a bebés e a madeira é utilizada para fabricação de camas das famílias reais.

Na antiguidade, o povo egípcio deixou-se seduzir pelos seus benefícios: Nefertiti utilizou a manteiga de Karité como tratamento de pele. Daí a um explorador berbere no século XIV falar dos seus benefícios numa das suas obras, foi um pequeno passo para a sua abertura ao comércio e desenvolvimento internacional.

Uma solução para cabelos secos

Na Europa, o karité é um ingrediente estrela de muitos produtos de beleza. Com a sua fórmula concentrada em minerais, ácidos gordos e vitaminas, é a manteiga natural mais rica em ativos reparadores. Não são poucos os champôs, séruns ou máscaras que contam com este produto estrela!

Para uma ação intensiva, muitos aplicam diretamente a manteiga em estado bruto, tal como nas suas origens africanas. Trata-se de uma solução radical para proteger, hidratar e reforçar a fibra em profundidade. Existe a “gema”, comestível mas com um odor muito forte e a “clara”, puramente constituída por óleos essenciais e para utilização exclusivamente em fórmulas cosméticas. Para os cabelos frisados, naturalmente secos, é recomendado um “banho” de karité. Para tal, deverá aquecer a manteiga alguns segundos no micro-ondas e repartir o produto uniformemente pelas pontas e couro cabeludo. Deixe repousar, idealmente durante a noite, antes de proceder à lavagem.

PARTILHAR

Pode também gostar

Que óleos de plantas são benéficos para os meus cabelos secos?

Os seus cabelos estão desesperadamente secos e frisados? Está na...

Ler Mais

Máscara Capilar: verdades e mitos.

Já ouvimos várias coisas sobre o uso de máscara capilar....

Ler Mais

Que cuidados devo proporcionar aos meus cabelos ruivos?

Os cabelos ruivos têm tendência a serem secos, pelo que há...

Ler Mais