Os cabelos compridos têm tendência a criar riças, que não são nada evidentes a desfazer. São várias as causas da sua formação. Saiba quais são, para melhor se prevenir e poder exibir uns lindos cabelos desembaraçados.
O vento, cabelos demasiado secos, a falta de cuidados (e de desembaraçar) no dia-a-dia… é quanto basta para que as riças façam das suas! No caso de algumas mulheres, as riças desfazem-se com a mesma facilidade com que aparecem. Para outras, esta operação é bem mais trabalhosa. Para evitar as riças, siga os nossos conselhos!
Saiba que uma cabeleira cheia de saúde e hidratada terá menos tendência a emaranhar. Uns cabelos demasiado secos podem estar na origem da criação de riças, bem como as pontas espigadas, daí que é a sina dos cabelos secos e, mais particularmente, dos cabelos encrespados e frisados. “Para remediar esta situação, deve-se nutrir o cabelo utilizando máscaras para cabelos secos ou aplicar produtos de cuidado capilar à base de queratina, a fim de reparar a fibra em profundidade e alisar as escamas.”
Durante o dia, a fricção com a roupa ou com os ombros (dependendo do comprimento dos cabelos) ou, à noite, a fricção com o travesseiro também podem contribuir para a criação de riças. Se é um verdadeiro problema para si, pense em prendê-los, fazendo tranças, por exemplo.
As riças também podem aparecer nos cabelos se estes não forem bem tratados no quotidiano. “Saiba que é necessário escovar os cabelos, para os livrar das impurezas, mas também para prevenir o aparecimento de riças.” Tenha esse hábito de manhã e à noite para ter mais sossego!
Finalmente, se as riças se formarem principalmente ao nível das pontas, é sinal que está na hora de as cortar! “Cortar regularmente as pontas danificadas é uma forma de ajudar o cabelo a crescer de forma mais saudável, o que acaba por resultar numa cabeleira mais bonita. Se não estiver propriamente disposta a cortar muito ao comprimento, duas visitas anuais ao cabeleireiro para aparar as pontas são suficientes.”
A nossa dica: Se, apesar de todas as precauções tomadas, as riças persistirem, só lhe resta mesmo ir à luta! Para as desembaraçar de forma não agressiva, utilize um pente e, em vez de partir das raízes, comece ao nível do comprimento e das pontas. Lembre-se de aplicar um amaciador se as suas riças forem resistentes, para lhe facilitar a tarefa.