Nos dias que correm, existe toda uma panóplia de produtos estruturantes que permitem estilizar, pentear e fixar os seus cabelos! Espuma estruturante, spray, gel, cera de modelação ou massa de esculpir… escolha não lhe falta. Basta-lhe simplesmente saber por qual optar, em função das suas preferências capilares e da natureza dos seus cabelos. Passamos a explicar.
Criar um penteado é fazer toda uma encenação com os cabelos. “Ou seja, transformá-los, proporcionar-lhes volume, orientá-los numa ou noutra direção ou ainda dar-lhes uma textura diferente. A sua imaginação é o limite!” No entanto, é necessário ter em conta o comprimento e a tipologia dos seus cabelos para dar o uso devido aos produtos estruturantes existentes.
Antes de mais, temos o spray, ideal para trabalhar em cabelos secos, com o intuito de lhes dar forma. É igualmente ótimo para evidenciar mais volume no caso dos cabelos finos, os quais tendem a fugir dos géis. “Também deve ser privilegiado se tem o hábito de usar alisadores ou modeladores de caracóis com alguma frequência, já que a maior parte destes produtos protege os cabelos do calor dos aparelhos.”
A espuma estruturante é um produto multifuncional! “Aplica-se em cabelos molhados e seca-se os cabelos com um alisador, um secador… Tudo depende do resultado pretendido. Isto, porque a espuma estruturante permite proporcionar brilho aos cabelos tendencialmente mais baços, mas igualmente volume aos cabelos finos, ou ainda promover a elasticidade dos caracóis.”
O gel permite pentear e fixar num só gesto. É trabalhado com os dedos para construir os cabelos, dando-lhes assim a forma pretendida. “O gel permite, por conseguinte, dar estrutura aos cabelos, mas o aspeto irá depender do índice de fixação. Os cabelos podem efetivamente ganhar maleabilidade ou evidenciar um efeito ligeiramente teso se o índice de fixação for elevado.”
Por fim, as ceras ou massas de esculpir jogam mais com o brilho e maleabilidade do cabelo. “Permitem, nesse caso, texturizar o cabelo e dar-lhe a forma que desejar, mas não se esqueça que estas não servem para fixar.” Devem ser usadas preferencialmente em cabelos secos, não havendo qualquer problema em misturar-lhes uma noz de gel para proporcionar a fixação necessária. Aliás, existe uma combinação de gel e cera que serve, por um lado, para estruturar o cabelo e, por outro, para deixá-lo brilhante.
A nossa dica: Nada de excessos na hora de aplicar produtos estruturantes, sob pena de abafar o couro cabeludo ou de ter de lavar os cabelos todos os dias. Deite antes o produto em questão na palma das mãos e trabalhe-o com os dedos para aplicar a dose estritamente necessária!