Tem o hábito de escovar os seus cabelos imediatamente após a lavagem? Descubra por que é que isso não é tão boa ideia quanto parece.
O cabelo molhado é frágil
A água afrouxa e levanta as cutículas da queratina que protegem o eixo do cabelo, enfraquecendo assim a barreira protetora formada ao redor do cabelo. A fibra do cabelo torna-se porosa e mais sensível a fatores prejudiciais externos. Quando húmido, o cabelo é muito mais vulnerável e tem uma tendência a quebrar facilmente quando escovado. É por isso que você não deve escovar os seus cabelos quando ainda estão molhados, pois pode causar-lhes danos.
Uma dica. Aguarde até que o seu cabelo esteja devidamente seco para usar um escova. Para fazer isso, esprema seu cabelo quando sair do banho, esfregando-o suavemente com uma toalha. Não envolva o estilo do turbante, pois isso pode causar danos e nós adicionais para formar. Deixe o seu cabelo secar naturalmente e utilize depois uma escova, realizando movimentos calmos, para não danificar o cabelo.
Para desembaraçar o cabelo molhado, sem causar danos
Tem pouco tempo disponível e a única opção que lhe resta é escovar o cabelo logo após a lavagem? No duche, aplique generosamente um condicionador e deixe o produto funcionar 2 a 3 minutos antes de usar um pente de dentes largos para desembaraçar os cabelos, livrando-os de quaisquer nós sem puxá-los. Este tipo de pente é menos prejudicial para o seu cabelo do que uma escova.
Uma dica. Comece sempre a desembaraçar suavemente as pontas e, em seguida, avance até as raízes, antes de enxaguar completamente o cabelo.