Co-wash não significa lavar os cabelos em conjunto com outra pessoa. Nem aplicar simultaneamente um champô e um amaciador. Enfim, o termo não reflete em nada esta nova tendência de produtos para cabelos. Destaque, para você.
A promessa do co-wash. O termo co-wash é a simples contração de «conditioner wash». O que em português se designa por amaciador. Este último é o elemento central desta tendência, que se apoia na seguinte constatação: os champôs contêm frequentemente detergentes que podem agredir e, sobretudo, desidratar o cabelo. O amaciador também contém agentes que lavam, mas sem propriedades agressivas! A ideia é lavar os cabelos com a ajuda do seu amaciador, para ter cabelos limpos e hidratados.
O co-wash, uma boa ideia? Hoje existem champôs que contêm um PH neutro, portanto muito suaves. Você pode, então, lavar os cabelos com esses champôs e completar com o amaciador, sem que a sua fibra capilar seja agredida. Lavar os cabelos somente com o amaciador não é útil. Existem algumas exceções entre as quais esta ação se pode revelar interessante para os seus cabelos.
A opinião do profissional. De vez em quando, lavar os cabelos apenas com um amaciador pode revelar-se prático, mas terá de ser ocasional. Isto diz respeito a cabelos muito espessos ou muitos secos e a matérias que são por vezes encaracoladas. Você pode optar por um co-wash, alternando uma vez em cada duas com o seu champô habitual. Ao utilizar o amaciador, o seu cabelo fica protegido e apresenta um aspeto muito mais bonito. O co-wash nutre-o. Mas tenha sempre em mente que deve sempre alternar esta prática entre dois champôs.