A frequência com que corta o cabelo depende do seu corte de cabelo, do seu tipo de cabelo e da condição do cabelo, mas também do seu visual desejado!
Cabelo em boas condições: cortes regulares
Quando os seus cabelos são fortes, brilhantes e sedosos, a única coisa que irá ter impacto na frequência com que o corta é o seu corte de cabelo.
Se tem cabelos médios a longos
Se o seu cabelo está à altura do ombro, corte-o a cada 2 meses para manter a estrutura do corte de cabelo intacta e manter o cabelo em excelentes condições.
No entanto, com cabelos XXL, as extremidades acertadas a cada 3 a 4 meses são geralmente suficientes. Isto aplica-se excepto se tiver cabelo escadeado ou fino. Nestes casos as pontas tendem a ser mais propensas a danos. Se for o seu caso, o recomendado é que visite o salão a cada 2 a 3 meses, por forma a evitar a formação de pontas espigadas.
Se tem cabelo curto
Para cuidar do seu cabelo curto, prepare-se para que os retoques sejam feitos a cada 4 a 6 semanas, dependendo da rapidez com que o seu cabelo cresce, pois um corte de cabelo curto pode rapidamente perder a forma e o volume.
Se está a deixar o cabelo crescer
Mesmo que queira cabelos longos, não deve deixar de acertar as pontas com regularidade. É essencial que corte o cabelo pelo menos a cada 4 meses, pois as pontas espigadas podem aumentar e afetar o resto do cabelo, não deixando outra escolha senão ter de cortar o cabelo todo.
Cabelo danificado: depende da condição do cabelo
É também importante entender os sinais de alerta que o seu cabelo lhe dá, para saber quando deve cortar o cabelo.
Se o seu cabelo não tem vida e é propenso a quebrar
O seu cabelo não tem brilho, tem um toque áspero e quebra facilmente quando o penteia? Não há dúvidas: deve acertar as pontas para remover alguma ponta espigada ou até mesmo cortar um tamanho médio de cabelo, para que possa recomeçar de novo com uma base de cabelo mais forte.
Se os seus caracóis não têm elasticidade
Os seus caracóis não têm volume ou ficam lisos mesmo após a lavagem? A partir do momento em que os tratamentos não conseguem mais dar forma aos seus cabelos encaracolados, alguns cortes da tesoura podem ajudá-lo a dar nova forma aos seus caracóis.
Acompanhar o crescimento nas raízes para voltar à sua cor natural
Se, após anos de coloração, deseja recuperar a sua cor básica, deve eliminar gradualmente a parte pintada do seu cabelo, cortando as pontas do cabelo gradualmente à medida que o seu cabelo cresce. A frequência ideal? A cada 1 a 2 meses, visto que o cabelo cresce cerca de 1cm por mês.
Assim que estiver farta do seu corte de cabelo!
Se, de manhã, apanha automaticamente o seu cabelo, não o consegue pentear ou simplesmente não está para se incomodar, poderá ser sinal de que está farta do seu corte de cabelo. Se for o caso, um novo corte de cabelo é a melhor opção.