Ideal para disfarçar uma testa um pouco proeminente e destacar o olhar, a franja também consegue dar um toque glamoroso a qualquer penteado. Mas, para estar verdadeiramente sublime, aprenda a maquilhar-se com uma franja.
A franja cheia é uma franja farta que tapa completamente a testa. “Idealmente, tem de assentar pelo nariz”, mas há sempre quem prefira usá-la mais curta e, ainda, quem goste dela pelas sobrancelhas. Pelo facto de moldar o rosto, este tipo de franja combina na perfeição com uma maquilhagem generosa. Embora, por norma, seja desaconselhado maquilhar os olhos e a boca de forma pronunciada, com a franja cheia, este duo make-up funciona muitíssimo bem. A sua franja cheia é curta? Nesse caso, pinte a sua boca com um batom fosco em tonalidades de vermelho, o que lhe irá dar um ar de pin-up retro. Se, pelo contrário, a sua franja cheia for comprida, intensifique o seu olhar com sombras especial “olhos esfumados” ou use um delineador sem parcimónia.
“Ligeiramente desbastada e usada de lado”, a franja lateral tende a tapar um olho. Por isso, há que apostar a dobrar na maquilhagem dos olhos. A técnica certeira para realçar o seu olhar? Aplique uma sombra de forma esbatida na sua pálpebra móvel, e prossiga com uma sombra mais escura rente às pestanas, tanto as superiores como as inferiores, de modo a evidenciar o olhar. Quanto ao rímel, insista nas pestanas do canto externo, para um olhar de boneca. E finalize com um toque de sombra cintilante, aplicando-a no canto interno do olho, para abrir o olhar. Para a maquilhagem da sua boca, aposte em tons neutros, evitando assim tirar o protagonismo ao seu olhar.
Caracterizada pela sua meia-dúzia de mechas esparsas a caírem ao nível das sobrancelhas, “a franja repicada tem a fama de suavizar os contornos do rosto, dando aquele aspecto de menina romântica”. O erro imperdoável? Usar uma base demasiado carregada, que não deixe transparecer as linhas naturais do seu rosto, sabendo que esta franja é sinónimo de leveza. A franja lateral pede uma maquilhagem fresca e natural. Basta aplicar um pouco de blush cor-de-rosa ou coral nas maçãs do rosto, molhar ligeiramente os lábios com um gloss e pincelar superficialmente os olhos com uma sombra irisada.
A nossa dica: Comece pela maquilhagem antes de se dedicar à sua franja. Isto porque, a menos que decida usar uma bandolete ou que prenda a franja com um travessão, corre o risco de sujar uma ou outra mecha da mesma com o rímel, ou de ter dificuldade na aplicação da base ao nível da testa. Saiba ainda que, se prender a franja com algum acessório, não só poderá desformar-se, como terá mais tendência a ficar oleosa.