Não são só o seu rosto e o seu corpo que precisam de uma boa regeneração celular de vez em quando. O seu couro cabeludo também! Posto isto, saiba quais são as virtudes da esfoliação capilar graças aos nossos conselhos profissionais.
O que é a esfoliação capilar?
Esfolia o seu rosto e o seu corpo com um único objetivo: remover as células mortas em prol de uma pele livre de impurezas e lisa. O mesmo é válido para o seu couro cabeludo.
“Na esfoliação capilar, o princípio é o mesmo que o da corporal. Consiste em purificar o couro cabeludo para ficar com os cabelos brilhantes e cheios de saúde. Um cuidado particularmente indicado para pessoas com caspa de cabelo. A esfoliação capilar irá eliminá-la, evitando assim a queda da mesma”, referem os especialistas.
A esfoliação, muitas vezes desconhecida por muitos, pode ser um perfeito aliado na saúde do nosso cabelo. Diariamente, expomos o nosso cabelo a fontes de calor ou outros fatores que o vão danificando, acumulando impurezas no nosso couro cabeludo.
Desta forma, para conseguirmos retirar as impurezas a que o sujeitamos, é sempre importante fazer uma esfoliação capilar.
Passo a passo: como fazer esfoliação capilar em casa
À semelhança da esfoliação corporal, a esfoliação capilar deve ser praticada com parcimónia. Devido à ação abrasiva da esfoliação, não se deve abusar desta técnica. Isto é, se tiver tendência a ter caspa, não faça mais do que uma a duas esfoliações por semana porque, quanto mais esfoliar o couro cabeludo, mais irá estimulá-lo, deixando-o mais propenso a seborreia. É como se fizesse uma esfoliação na sua pele, mas sem ter o cuidado de a hidratar posteriormente, pelo que ficaria ressequida.
Para fazer uma esfoliação corretamente, sugerimos que o faça da seguinte forma:
– Com o cabelo húmido, comece por passar o esfoliante capilar antes do champô.
– Faça movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos, massajando o couro cabeludo, evitando, assim, que este escorra no restante cabelo.
– Deixe o esfoliante agir no seu couro cabeludo por alguns minutos, lavando de seguida como costuma fazer, com champô e condicionador/ máscara.
Atenção, é preciso lembrar, sempre, que estes esfoliantes capilares devem ser usados unicamente no couro cabeludo.
A massagem deve ser realizada durante a aplicação do produto, de modo a descolar melhor o couro cabeludo e a oxigena-lo, promovendo, assim, uma melhor remoção dos resíduos indesejados.
E os esfoliantes caseiros existem? Sim, e fazem toda a diferença.
Para que o esfoliante possa esfoliar o couro cabeludo da forma mais eficaz e ajudar no crescimento dos fios, é importante que exista na sua composição um produto líquido hidratante que facilite a aplicação, assim como um componente com grânulos finos, que auxiliará na remoção das células mortas.
Partilhamos consigo alguns ingredientes naturais conhecidos pela sua eficaz atuação, perfeitos para uma esfoliação caseira:
- Óleo de coco
- Babosa
- Azeite
- Aveia
- Açúcar mascavado
- Café
Experimente e teste estas receitas caseiras… Vai adorar e sentir a diferença!
E o que devemos reter para uma esfoliação perfeita?
Relembramos que é sempre importante consultar a opinião de um especialista, no caso, de um dermatologista ou cabeleireiro especialista na área.
Se tiver disponibilidade, reserve um tempinho para ir ao seu cabeleireiro, para quem o processo será mais simples, tendo em conta a visão panorâmica a que tem acesso da sua cabeça! Saberá facilmente onde aplicar o produto e como o fazer da melhor forma.