Quantas vezes não dá por si com saudades daqueles bonitos reflexos que é hábito os seus cabelos refletirem no fim das férias de verão? Aliás, neste inverno, bem que não se importava de recuperar esse esplendor nos seus cabelos! Haverá forma de reproduzir aquele efeito “cabelos queimados do sol” sem necessariamente fazer uma balayage? Saiba tudo pela mão dos entendidos na matéria.
A balayage não é obrigatória, mas terá, ainda assim, de se sujeitar a algum tipo de “aclaramento”. «Pode optar por uma coloração parcial. Não clareie os cabelos acima de dois tons, até porque o efeito “queimado do sol” é bastante subtil. E as famosas “mesinhas” da avó, que sugerem o uso de limão, de mel ou de sal, nem sempre resultam, devendo ser evitadas por deixarem os cabelos particularmente ressequidos».
Esqueça o spray aclarador na hora de procurar algo que crie um efeito “cabelo queimado do sol”. «O spray aclarador é arriscado. Dependendo do produto e do estado dos seus cabelos, o mais certo é que acabe com os cabelos alaranjados. É frequente as mulheres virem parar ao salão não porque conseguiram a proeza de aclarar os cabelos, mas porque acabaram com reflexos acobreados, pelo que é difícil recuperar a cor natural».
O champô para loiras não é solução. «Há mulheres que acham que os champôs para loiras lhes permitem aclarar a cabeleira. Enganam-se. Podem, efetivamente, proporcionar esplendor e luminosidade, mas não aclaram o cabelo».
A nossa dica: Quando for ao salão de cabeleireiro, tenha em mente que o conceito do “muito ao de leve, muito discreto” é o ideal para reproduzir semelhante efeito. Se não estiver muito inclinada a fazer uma balayage, nesse caso, opte por uma coloração subtil.