0
0 Items Selecetd
No products in the cart.
0
0 Items Selecetd
No products in the cart.
Fechar
Voltar

JLD’MAG

Hair story: história dos tratamentos capilares

Cabelo bonito e saudável sempre foi considerado um dos principais atrativos de sedução. Ao longo dos séculos, os homens têm procurado constantemente conservar o seu brilho. Nós explicamos.

Os tratamentos de origem animal da Antiguidade

Nesta época, um cabelo brilhante e sedoso era considerado um símbolo de beleza e sensualidade. As mulheres inventam antídotos para preservar a vitalidade e prevenir a queda do seu cabelo. A gordura (de leão, hipopótamo, crocodilo, gato ou serpente) eram os principais ingredientes usados nas suas receitas milagrosas. Nefertiti era uma fervorosa consumidora!

A primeira receita médica encontrada escrita data de à 4000 A.C., e destinava-se ao tratamento da calvície. A mãe do Faraó Serti defende uma serie de misturas feitas com cascos de burro e patas de cão, tudo cozido em óleo e aplicadas localmente.

Na Idade Média há um decréscimo de interesse nos cuidados capilares

Durante este período, o desenvolvimento dos tratamentos capilares é restringido pela Igreja. Esta considera os rituais capilares superficiais e ligados apenas à pura vaidade. No entanto, alguns médicos partilham as suas receitas através das suas obras escritas. Estes livros dirigem-se essencialmente a pessoas de alto estatuto. Uma das fórmulas anti queda de cabelo que consta no Dicionário das Mulheres do séc. XII, propõe triturar casca de pinheiro, murta e cabelo de uma menina, depois marinar tudo em vinho branco, e por fim coar o líquido obtido.

Os tratamentos mais elaborados na História Moderna e Contemporânea

No séc. XX, os produtos capilares são principalmente compostos de elementos vegetais (plantas), das mais diversas regiões do mundo: o Karité de Africa, o óleo de argan do Médio Oriente, a amêndoa da Ásia e ainda o mel da Europa…Estes últimos possuem propriedades notáveis para o cabelo e são utilizados em quase todos os produtos disponíveis no mercado atual.

Graças à industrialização e mundialização, os produtos de tratamento capilar são nos nossos dias produzidos em massa e exportados por todo o Mundo. As fórmulas cada vez mais aperfeiçoadas, adaptam-se a cada textura e natureza de cabelo para uma ação mais eficaz.

PARTILHAR

Pode também gostar

Penteado e gravidez: o que devo ter em conta?

Haverá alguma rotina particular a adotar? Que cuidados privilegiar? A...

Ler Mais

Que gestos devo adotar para utilizar bem a minha máscara capilar?

A máscara é um produto de tratamento incontornável para reparar...

Ler Mais

Como virar ruiva?

Em 2013, o ruivo pavoneia-se cheio de pompa! São cada...

Ler Mais