0
0 Items Selecetd
No products in the cart.
0
0 Items Selecetd
No products in the cart.
Fechar
Voltar

JLD’MAG

Como reduzir a frequência com que lava os cabelos?

Este ano, decidiu cumprir boas resoluções capilares. Continue na sua investida, seguindo a regra número um de qualquer cabeleireiro que se preza: lavar o cabelo não mais do que uma ou duas vezes por semana. Os nossos conselhos para resistir sem batotas!

O cabelo precisa de uma proteção natural, que é o sebo. Essas glândulas sebáceas situadas na base do cabelo vão deixá-lo oleoso e alastrar-se por todo o fio, de modo a protegê-lo. “Se lavar demasiado os cabelos, mesmo que use champôs suaves, vai acabar por fragilizar essa camada protetora natural.” No caso de certas mulheres, essas glândulas são particularmente produtivas. Resultado: os cabelos ficam oleosos. “E, quando se tem o cabelo oleoso, não há mistérios: o champô é a sua única salvação. Use preferencialmente um champô para raízes oleosas e pontas secas, evitando assim secar demasiado o cabelo que, apesar de tudo, necessita de sebo.” O champô seco pode eventualmente ser usado entre duas lavagens, no caso das raízes.

Para além do aspeto do cabelo, há o fator psicológico que entra em linha de conta. E, quanto a isso, não se pode fazer grande coisa! “Se faz parte daquelas mulheres que lavam o cabelo todos os dias, o ideal é não insistir tanto no couro cabeludo e trabalhar mais no comprimento e nas pontas.” Evite, portanto, sobrecarregar o cabelo, sob pena de lhe retirar completamente a oleosidade natural, o que o deixa automaticamente mais frágil e elétrico.

Se tem o hábito de lavar os cabelos mal estejam a parecer mal, trate de o corrigir com as nossas dicas! Lavar a cabeça só por os cabelos estarem murchitos ou por os cachos carecerem de volume não é a solução mais acertada. “No dia da lavagem, os cabelos estão bonitos e airosos. No dia seguinte, nem tanto, mas basta uma penteadela para ficarem compostos. No terceiro dia, a tendência é voltar a lavar a cabeça pelo facto de as raízes estarem, por norma, mais oleosas. Para evitar isso, amarrar o cabelo pode ser uma alternativa. Mas lembre-se também dos produtos estruturantes, como a laca ou a espuma.”

A nossa dica: Para habituar os seus cabelos a passar de três ou quatro lavagens semanais a uma ou duas, vai ter de ser disciplinada! Vá-se habituando progressivamente. Passe de quatro a três, e de três a duas. E, se não conseguir mesmo aguentar, pode voltar às três, pontualmente. É tudo uma questão de hábito. Assim que se tiver acostumado, a sensação de andar com o cabelo sujo ou oleoso acaba por passar.

PARTILHAR

Pode também gostar

Como conservar o efeito ondulado próprio da trança nos meus cabelos?

No verão, dá por si, com alguma frequência, a fazer...

Ler Mais

Homem: como tratar da barba comprida?

A barba é um acessório de moda de pleno direito!...

Ler Mais

Tutorial: Franja retro !

Imortalizado por Lauren Bacall, reinventada por Madonna e Marion Cotillard,...

Ler Mais